segunda-feira, julho 07, 2003

PARA:
Todos os alunos da licenciatura em
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS


CARTA ABERTA

Caros Colegas, Estimados Amigos,

Realizou-se no dia 27 de Março aquela que, muito provavelmente, terá sido a RGA mais concorrida durante os 14 anos de existência do nosso curso que, inclusive, teve um importante acompanhamento por parte dos principais órgãos de comunicação social de Coimbra.

Uma RGA que teve como objectivo a discussão da então proposta de reforma curricular da nossa licenciatura, onde tivemos a honra de contar com as presenças do Prof. Doutor João Lisboa e do Prof. Doutor António Martins. Uma palavra de agradecimento, igualmente merecida, para todas as diversas comissões de curso e para o NEGE/AAC que sempre fizeram força pelos interesses dos estudantes.

Considerando a reforma curricular globalmente positiva, com algumas medidas que eu e vários outros alunos vínhamos lutando para implementar. Destaco: criação das cadeiras de auditoria e de logística ; a diminuição das cadeiras anuais no 1º ano ; o aumento das cadeiras opcionais ; o estágio passar a contar para a média final do curso e a desvalorização curricular de certas cadeiras cuja utilidade para a vida prática é, no mínimo, extremamente duvidosa.

No entanto, algumas situações me preocupavam. A mais latente prendia-se com o facto de um estudante poder ter feito, por exemplo, a cadeira de M.Q.G. com 5 créditos e passar a ter equivalência apenas a 2,5 créditos. Seria uma situação extremamente injusta. Dei conta dessa minha preocupação nas duas últimas reuniões do Conselho Pedagógico da FEUC. Fiz chegar, por diversas vezes, essa mesma preocupação ao coordenador da licenciatura. O Professor João Lisboa decidiu aceitar a sugestão dos estudantes e por uma questão de JUSTIÇA, os alunos irão ficar com os créditos que cada cadeira valia na altura em que a fizeram. Por exemplo, se um estudante tiver feito M.Q.G. com 5 unidades de crédito ficará com equivalência a 2,5 créditos à cadeira de M.Q.G. na nova reforma curricular e também a 2,5 créditos a cadeiras de opção. O mesmo se passa, por exemplo, a I.G.O. ou a Informática.

Qualquer dúvida, agradeço que seja enviada em e-mail para HERRY@IOL.PT .

Sem mais de momento, queiram aceitar as sempre cordiais Saudações Académicas.

COIMBRA, 20 de MAIO de 2003


O representante de OGE no Conselho Pedagógico da FEUC,




-------------------------------------------------
(Humberto Coelho)